R. Pedroso Alvarenga, 1177, Conj.13 - Itaim Bibi - São Paulo - SP | Tel.: +55 11 3089-7444 | comercial@herzog.com.br | CRECI: 7.216-J
Com a chegada das festas de fim de ano, os roubos e furtos de cargas tornam-se ainda mais comuns em todo o país. Nesse período, por conta do aumento da circulação de mercadorias para suprir as demandas de Natal, os números de delitos aumentam significativamente, principalmente nas grandes capitais e suas proximidades.
Dados da Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam que os roubos de carga aumentaram 4,71% em 2021, se comparados ao ano de 2020.
Os roubos e furtos de cargas não costumam acontecer apenas durante o trajeto dos veículos para a entrega das mercadorias ao seu destino final, mas em diversos casos, a ação criminosa acontece nos próprios galpões ou depósitos onde os itens são armazenados.
Algumas precauções precisam ser tomadas, para que sua empresa não seja vítima dos criminosos e entre nessas estatísticas. Sendo assim, é fundamental investir em segurança, para inibir estas ações.
Separamos algumas dicas para vocês:
1) Mão de obra (seguranças):
Reveja e organize todos os processos. Mantenha sua equipe de segurança sempre atualizada e treinada sobre todos os procedimentos a serem adotados. Realize a gestão próxima para o cumprimento efetivo dos controle de acesso de funcionários, visitantes e prestadores, com vistorias para a entradas dos veículos, realização de rondas periódicas e planos de contingência.
2) Barreiras de Acesso:
Atualmente, o mercado conta com diversas soluções modernas de sistemas de segurança, que auxiliam na prevenção, com ferramentas que servem como barreiras de acesso aos Centros Logísticos e de Distribuição, servindo como apoio na identificação de tentativa de delitos. Cercas elétricas, sistemas de alarmes perimetrais, circuito de CFTV, cancelas anti-invasão e sistemas eletrônicos de acesso, devem estar devidamente instalados e seu funcionamento deve ser testado e monitorado constantemente, para averiguar qualquer instabilidade ou falha no acionamento.
3) Monitoramento:
Os sistemas de CFTV são uma importante ferramenta para inibir as ações criminosas, mas é fundamental o monitoramento das imagens, apoiado por um controle de acesso eficaz. Esse sistema permite também a gravação das imagens, para identificação e investigação de ações ou de grupos.
Vale ainda ressaltar que é necessário manter sempre todos os profissionais que atuam nas instalações, informados dos cuidados relativos à segurança e pautar a necessidade do cumprimento dos procedimentos adotados.
© 2025 Grupo Grupo Herzog